top of page

PermaneSENDO UFPR.

É um programa de incentivo à criação de políticas de permanência por meio de estratégias coletivas de apoio ao universitário nos diferentes cursos, com a participação dos próprios alunos. Objetiva desenvolver diferentes práticas de parceria entre alunos (tutoria entre alunos em diferentes modalidades como oficinas de leitura, grupos de discussão, grupos de estudo, rodas de conversa, apoio psicopedagógico, apadrinhamento, outros), a serem organizadas a partir da identificação das necessidades diferenciadas dos cursos. Conta com a participação dos alunos com bolsa permanência, os quais participam ativamente na promoção do engajamento e do sucesso acadêmico dos colegas de seu curso.

Estes projetos objetivam o desenvolvimento de Ações da Psicologia no Ensino Superior destinadas a contribuir com a redução do abandono na Universidade por meio de estratégias de acolhimento que valorizem o comprometimento ético, político e intelectual do aluno com os processos de ensino-aprendizagem, e que fortaleçam a criação de iniciativas de parcerias para a  superação do impacto da cultura acadêmica e do letramento universitário na subjetividade do jovem

Caracteriza-se como uma proposta de dar voz aos alunos através de espaços que ofereçam múltiplas possibilidades de refletir sobre os discursos de identidade presentes nas práticas da universidade e os processos de produção de subjetividades. Promove um reflexão das relações aluno-comunidade acadêmica, a fim de ressignificar a própria noção de comunidade enquanto um corpo social receptivo às iniciativas da comunidade discente.

Fundamenta-se em um olhar est(ético), político e epistemológico, cujo pressuposto reconhece e legitima a multiplicidade de sentidos das experiências do humano nos infinitos modos pelos quais a vida se expressa em nosso meio. Incentiva, assim, processos de criação como forma de enfrentamento dos modos de subjetivação e assujeitamento presentes nas práticas acadêmicas, que naturalizam e individualizam a responsabilidade pelo (in)sucesso acadêmico.

Todos as atividades possuem sistematização de seus resultados, estudo de seus fundamentos e metodologias, constituindo-se um conjunto de práticas investigativas e interventivas, cujo resultado visa ao aprimoramento das condições sociais, afetivo-relacionais, de formação profissional e intelectual do aluno.

APOIO:

Oficina de {[(DES)IN]FORMAÇÃO} Universitária

 

bottom of page