
Manual de Sobrevivência do Aluno UFPR 2017
Informações indispensáveis para o seu cotidiano na UFPR!
Um guia repleto de informações sobre a universidade criado com base nas dúvidas e soluções encontradas por alunos de diferentes cursos que participaram da 'Oficina de {[(DES)IN]FORMAÇÃO} Universitária' em 2014 junto ao Projeto PermaneSENDO UFPR.
Equipe PermaneSENDO - CEAPPE UFPR
Telefone: 41-3310-2840
Saúde e Bem-estar na UFPR
Serviço de Apoio Psicossocial
O serviço de Psicologia da PRAE oferta diversas ações de atenção direta e indireta aos estudantes de graduação da UFPR. Essas ações têm como objetivo proporcionar maior qualidade da permanência ao estudante da UFPR no enfrentamento de obstáculos vivenciados individual ou coletivamente. O Serviço de Psicologia da PRAE localiza-se no Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (CEAPPE), no subsolo do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade e oferta as seguintes ações:
1. Plantão de Acolhimento
Serviço de acolhimento e orientação que está disponível para amparar os estudantes no momento em que eles necessitem. Todo o tipo de demanda é acolhida, valorizada e, com o estudante, são discutidas estratégias de superação, possibilidades e necessidades de encaminhamentos.
O estudante pode comparecer ao Plantão Institucional sempre que desejar, sem a necessidade de agendamentos prévios ou mesmo de fixação de rotinas de atendimentos. Basta verificar os horários em que o plantão está disponível e comparecer no horário que preferir.
2. Rodas de conversa
As Rodas são organizadas com os estudantes, iniciando-se com uma reunião com o grupo na qual são discutidos melhores horários, lugar de realização e periodicidade. As Rodas objetivam criar espaço diferenciado de voz para o estudante, de reconhecimento entre os pares, de compartilhamento de dificuldades e possibilidades de ação na instituição, de fortalecimento da sua autonomia – espaço o qual o estudante possa ter voz não apenas enquanto alguém que está na instituição para aprender, mas enquanto sujeito que também produz a instituição. Assim, não objetivam produzir mudanças comportamentais no sentido de corrigir condutas, nem de apresentar estratégias ou técnicas de estudo. As Rodas são, ao mesmo tempo, motivadoras de estratégias de intervenção, pois a partir das demandas e dificuldades que emergem nas discussões dos grupos é que são elaboradas oficinas e outras atividades, as quais buscam criar mecanismos de enfrentamento as barreiras vivenciadas cotidianamente pelos estudantes da UFPR.
Para dar início à organização de Rodas de Conversa, os estudantes podem entrar em contato com o Serviço de Psicologia por telefone, e-mail, ou comparecer no CEAPPE.
3. Acompanhamento psicológico individual
Após o acolhimento no Plantão Institucional, o estudante poderá ser encaminhado para acompanhamento psicológico individual. Esse acompanhamento consiste em encontros semanais e tem por objetivo oferecer apoio psicológico aos estudantes vinculados ao PROBEM que apresentam perda de qualidade na vida acadêmica em decorrência de sofrimento ou conflito psicológico.
4. Oficinas
O objetivo das oficinas é utilizar de recursos mediadores para discutir e criar possibilidades de atuação dos estudantes frente as dificuldades vivenciadas, promovendo a autonomia, o envolvimento do estudante com a universidade e, consequentemente, a prevenção da evasão.
As oficinas são criadas com base nas principais demandas que surgem nas demais ações do Serviço de Psicologia (Plantão Institucional, Rodas de Conversa, Assessoria e Acompanhamento individual). Surgem, portanto, como parte de uma estratégia de pesquisa-intervenção, como espaços alternativos para que os estudantes possam, mediados pela psicologia, criar coletivamente seus modos de enfrentamento de suas dificuldades. As oficinas não possuem datas e temáticas definidas previamente. Sempre que uma oficina é elaborada, ela é amplamente divulgada pelos campi da UFPR, sites e redes sociais para que os estudantes possam se inscrever.
Nos últimos anos foram realizadas oficinas de Leitura e Escrita, oficinas de Crônicas e oficinas de Produção de Informação. Os estudantes também podem fazer sugestões de temas de interesse para oficinas, ou de demandas de atuação para o serviço de psicologia, por meio do plantão institucional.
5. Assessoria a docentes e técnicos
Voltado à relação do estudante com os profissionais da UFPR. São realizadas reuniões de assessoria com docentes e técnicos da UFPR com a finalidade de auxiliá-los na compreensão dos impasses vivenciados pelos estudantes, assim como de que forma esses impasses envolvem os profissionais e a universidade. Assim, em conjunto, busca-se construir ferramentas e estratégias que possam ser adotadas/implementadas para auxiliar não apenas o estudante, mas também os servidores da universidade (docentes e técnicos), objetivando o bem-estar a todos os envolvidos.
As reuniões da assessoria podem ser solicitadas e agendadas por telefone ou e-mail e podem ser realizadas no CEAPPE ou em outros espaços da UFPR (como secretarias, departamentos ou coordenações de cursos).
Contatos
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE-UFPR
Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação – CEAPPE-UFPR
Telefone: 3310-2840
e-mail: psicoprae@ufpr.br
Prédio Histórico da UFPR, Subsolo da Ala da Rua XV
