
Manual de Sobrevivência do Aluno UFPR 2017
Informações indispensáveis para o seu cotidiano na UFPR!
Um guia repleto de informações sobre a universidade criado com base nas dúvidas e soluções encontradas por alunos de diferentes cursos que participaram da 'Oficina de {[(DES)IN]FORMAÇÃO} Universitária' em 2014 junto ao Projeto PermaneSENDO UFPR.
Equipe PermaneSENDO - CEAPPE UFPR
Telefone: 41-3310-2840
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Ensino, Pesquisa e Extensão, Grupos de Estudos, Pesquisa, Iniciação Científica, PET e Disciplinas Optativas
Quantas horas de atividades complementares preciso?
240 horas complementares, sendo obrigatório você cumprir 60 horas no mínimo em cada uma das três modalidades: Ensino, Pesquisa e Extensão. As 60 horas restantes você pode cumprir na modalidade que mais lhe agradar.
Que atividades validam horas de ensino, pesqusia e extensão?
-
Ensino: disciplinas eletivas, atividades de monitoria, participação em seminários, congressos, jornadas, eventos, simpósios, cursos em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC - Ministério de Educação e Cultura, grupos de estudos registrados no departamento do seu curso e atividades afins específicas no campo de conhecimento e áreas afins;
-
Pesquisa: estágios voluntários em pesquisa, participação em programa de iniciação científica, apresentação de trabalho em congresso e eventos científicos, publicação de trabalhos em revistas científicas;
-
Extensão: participação em programas e projetos de extensão, estágios não obrigatórios, representação acadêmica.
Para validar as atividades fomativas, é necessário preencher um formulário e uma declaração destas atividades realizadas. Isso vale tanto para as atividades realizadas na UFPR quanto as atividades externas. Além disso, é necessário trazer uma fotocópia dos certificados.
Disciplinas Optativas
Quantas horas de disciplinas optativas preciso cumprir para me formar?
Podem variar de curso para curso. Veja na secretaria do seu curso ou na integralização do currículo escolar no Portal do Aluno.
Ex: Psicologia são 210 horas e Gestão da Informação 420 horas.
Como se abre uma disciplina optativa? O aluno pode solicitar que alguma outra matéria que não conste nas optativas seja aberta? Qual é prazo para haver a solicitação?
As disciplinas optativas são ofertadas pelos professores. Os estudantes não podem solicitar diretamente a abertura de turma de disciplina tanto obrigatória quanto optativa. Havendo interesse de pelo menos 10 estudantes em cursar alguma disciplina optativa das constantes no rol de disciplinas do Departamento de Psicologia (cujos códigos iniciam com HP), do currículo em vigor, eles deverão entrar em contato com o professor que analisará o pedido. Havendo interesse e disponibilidade de carga horária, o professor pode solicitar a abertura de turma da disciplina. O pedido do professor deverá ser aprovado em reunião da Plenária Departamental quando da aprovação do Plano Departamental para o próximo semestre letivo.
Iniciação Científica e Pesquisa Voluntária
Como faço uma pesquisa científica (IC e PVA)?
R: Você pode participar de uma pesquisa científica junto a um professor de duas formas: na modalidade Iniciação Científica (IC) e como PVA (Programa de Voluntariado Acadêmico). No caso da IC você pode concorrer a bolsas e cumprir horas complementares de pesquisa, mas no caso do PVA você poderá apenas cumprir horas complementares de pesquisa. (PVA demanda a análise das guias de PVA1 e PVA2 junto às reuniões de colegiado e da PROGRAD anteriormente ao início das atividades).
PET - Programa de Educação Tutorial
O Programa de Educação Tutorial é constituído por grupo de alunos que, orientados por um professor tutor, buscam promover e participar de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão que venham a contribuir para a melhoria do curso por meio da ampliação e do aprofundamento dos temas já abordados pelo currículo, além de assuntos que não fazem parte do programa.
Consta do Manual de Orientações do MEC que "o Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de gradução que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade."
Grupos de Estudos
Em geral, os grupos de estudos são iniciativas dos próprios estudantes, uns pelo interesse numa área de conhecimento do curso, outros por desejarem reforço numa determinada disciplina. Com raras exceções, contam com um professor/orientador.
A melhor forma para se informar sobre a existência, local de reunião e disponibilidade para novos membros é perguntando para colegas do curso ou da sua turma. Caso não exista um grupo na área de interesse, tome a iniciativa!
Bons estudos!