top of page

Iniciativas do Projeto PermaneSENDO UFPR

 

Em construção. Constante.

 

        A democratização do acesso ao ensino superior brasileiro promove uma transformação do perfil do jovem universitário, ampliando e diversificando as demandas do corpo discente das universidades, exigindo maior compromisso destas instituições para com a qualidade da permanência dos estudantes. Por meio de uma metodologia participante e interdisciplinar, o Projeto PermaneSENDO reúne estudantes de diferentes cursos da UFPR a fim de desenvolver conhecimentos e práticas de intervenção junto à comunidade interna, com vistas ao aprimoramento das condições sociais, afetivo-relacionais, de formação profissional e intelectual do estudante. Desse modo, objetiva a redução do abandono no ensino superior.

     Atua sobre temáticas relacionadas às políticas educacionais, políticas de subjetividade, educação e direitos humanos na universidade, letramento acadêmico, sofrimento escolar, discriminação e preconceito, abandono escolar, e outros relacionados à evasão no ensino superior. O Projeto PermaneSENDO teve início no ano de 2013, atuando por meio de três grandes eixos: o Plantão Institucional, o PermaneSENDO nos Cursos e as Oficinas. Já formou 35 alunos para atuarem em diferentes cursos da UFPR e já atingiu 219 alunos.

        O Plantão Institucional funciona, em parceria com psicólogos da PRAE, como a porta de entrada para o estudante universitário que procura os serviços de assistência psicológica, oferecendo acolhimento, sem necessecidade de agendamento, por estagiários de psicologia e educação no CEAPPE. Essa ação possibilita um espaço onde o estudante pode dialogar e compartilhar suas experiências e sofrimento com pares mais experientes, pode receber informações importantes para orientar-se melhor frente as necessidades acadêmicas, sociais, de saúde e outras. O PermaneSENDO nos Cursos, através de metodologias que tem intui dar voz aos estudantes, intervém acolhendo a demanda e incentivando o protagonismo dos mesmos para possibilitar uma transformação de suas relações e vida acadêmica.

      Atua em 5 cursos da UFPR: Psicologia, Filosofia, Geografia, Letras e Medicina. Cada curso conta com ao menos um aluno de Psicologia e um do curso em que se realiza a intervenção. Para a realização do projeto são necessários três passos básicos: comunicação, divulgação e ação.

     Os dados levantados são documentados e sistematicamente estudados em projetos de iniciação científica e dissertações de mestrado. Durante o tempo de vigência do projeto, além das ações foi produzido o 'Manual de Sobrevivência do Calouro' (2014) que encontra-se em aprimoramento e está a caminho um livro elaborado a partir dos depoimentos de alunos que participaram da Oficina de Crônicas.

Oficina de Escrita Científica
Oficina de Crônicas
Oficina de Leitura
Para Além dos Textos Acadêmicos
Oficina de {[(Des)In]formação} Universitária
bottom of page